REALIZAÇÃO

APOIO

PATROCÍNIO

  • Facebook - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle

@ereco.sudesteufop2019

@erecoufop2019

erecoufop2019@gmail.com

287692-256.png

O EVENTO

O que é o ERECO?

É o Encontro Regional de Estudantes de Economia. É um evento que conta com oficinas culturais, mini cursos, grupos de discussões, mesas de debates, apresentações de trabalhos, palestras com profissionais renomados e eventos culturais.​ 

 

O tema desse ano é Desenvolvimento Regional e Planejamento Urbana.

 

​O evento acontecerá de 14 a 17 de novembro de 2019, no campus da Universidade Federal de Ouro Preto.

Sobre o tema:

A escolha do tema tem como principal objetivo recuperar e reforçar a importância das discussões no âmbito do desenvolvimento regional em suas diversas dimensões e escalas, a importância de se pensar o planejamento urbano, como também, buscar articular temáticas no espectro da região Sudeste.

Ainda, sob o ponto de vista local, busca-se reforçar a importância do debate de pensar o desenvolvimento econômico, social, institucional, territorial, histórico e patrimonial, daí a escolha da  região de Ouro Preto e Mariana como elucidativa. Em primeiro lugar, pelos seus atributos histórico-culturais, peculiares da região dos Inconfidentes. Ainda, por tal temática não ter vindo descasada da necessidade de repensar a dependência econômica da mineração, em especial, em um cenário pós-rompimento de duas barragens (Fundão e a de Brumadinho), o que tem alterado toda a configuração socioeconômica da região. Nesse sentido, a proposta do tema do ERECO UFOP é trazer à tona temas e debates que problematizam questões atinentes à região dos Inconfidentes, assim como ao Sudeste e a todo Brasil.

Tendo em vista este contexto, buscou-se selecionar as temáticas das mesas e os convidados de um dos três dias de evento. De forma geral, será trazido para discussão, para além de temas relacionados ao desenvolvimento regional e planejamento urbano, conjuntura econômica brasileira e de Minas Gerais, impactos socioeconômicos causados pelo rompimento da barragem do Fundão no distrito de Bento Rodrigues, pertencente ao município de Mariana, em um momento em que se completa quatro anos do fato ocorrido.