REALIZAÇÃO

APOIO

PATROCÍNIO

  • Facebook - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle

@ereco.sudesteufop2019

@erecoufop2019

erecoufop2019@gmail.com

287692-256.png

PALESTRANTES

 Rosa Freire d'Aguiar 

Rosa Freire d’Aguiar nasceu no Rio de Janeiro e formou-se em jornalismo pela PUC-RJ. Nos anos 70 e 80 foi  correspondente em Paris das revistas Manchete, IstoÉ e Jornal da República. Retornou ao Brasil em 1986 e no ano seguinte traduziu seu primeiro livro, para a editora Paz e Terra: O conde de Gobineau no Brasil, de Georges Raeders. Desde então trabalha no mercado editorial. Traduziu do francês, italiano e espanhol cerca de cem títulos nas áreas de literatura e ciências humanas, de autores como Céline, Lévi-Strauss, Sabato, Balzac, Montaigne, Bourdieu, Calvino, Bolaño. É autora de Memória de tradutora (2004) e editora da coleção Arquivos Celso Furtado (Contraponto/Centro Celso Furtado), na qual já publicou seis títulos. Entre os prêmios que recebeu estão o da União Latina de Tradução Científica e Técnica (2001) por O universo, os deuses, os homens, de Jean-Pierre Vernant (Companhia das Letras), e o Jabuti (2009) pela tradução de A elegância do ouriço, de Muriel Barbery (Companhia das Letras).

Palestra 1 - ECONOMIA

REGIONAL E URBANA

DIA: 14/11 às 15hrs

Sandro Pereira Silva

Sandro Pereira Silva, nasceu na cidade de Divinópolis (MG). Em 2002, ingressou no Curso de Ciências Econômicas pela UFV, tendo concluído o bacharelado em maio de 2006. No mesmo ano, ingressou no Programa de Pós-Graduação em Economia, fazendo parte da primeira turma de Mestrado do Departamento de Economia da UFV. Terminou o mestrado em 2008, defendendo a dissertação premiada em 1º lugar no 14º Prêmio BNB de Desenvolvimento Regional, em 2009. Em dezembro de 2009 tomou posse como Técnico de Planejamento e Pesquisa no IPEA, após atuar por 4 anos como Analista no Ministério do Desenvolvimento Agrário. Em 2014 iniciou o curso de doutorado em Políticas Públicas, Estratégias e Desenvolvimento, no Instituto de Economia da UFRJ, com estágio doutoral na Universidade de Coimbra, em Portugal. Sua tese de doutoramento, com o título "Capacidades estatais e políticas de mercado de trabalho no Brasil: uma análise da institucionalização do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT)", foi defendida e aprovada em 2018.

Palestra  - CONJUNTURA

ECONÔMICA BRASILEIRA

DIA: 15/11 às 19hrs

Palestra 1 - ECONOMIA

REGIONAL E URBANA

DIA: 14/11 às 15hrs

Jordana Ferreira da Silva

Naturalidade: Mariana/MG

Graduação: Ciências Econômicas – Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) – 2009 a 2015. Mestrado em Economia Aplicada no Programa de Pós-Graduação em Economia

Aplicada (PPEA) na Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) – 2016 a 2018. Dissertação: “Da Especialização Produtiva ao Rompimento da Barragem de Fundão: Uma análise para a Resiliência Econômica do Município de Mariana/MG” – Defesa: Março/2018.

Doutorado em Economia Regional, Urbana e Desenvolvimento no Centro de Desenvolvimento e Planejamento Regional (Cedeplar) na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) – 2018 a 2022. A tese desenvolve um estudo sobre os efeitos de mudanças estruturais sobre a

resiliência econômica, a partir de uma abordagem macroeconômica. Experiência Profissional: Vale S/A em Mariana/MG – 2010 a 2014.

Palestra - 4 ANOS DO ROMPIMENTO

DA BARRAGEM DO FUNDÃO E SEUS IMPACTOS SOCIOECONÔMICOS

DIA: 14/11 às 15hrs

Palestra - PLANEJAMENTO

ECONÔMICO E PATRIMÔNIO

DIA: 15/11 às 13hrs

Adriano Miglio Porto

Economista do BDMG desde 2013. Cursou Economia na FACE-UFMG, bolsista (PET-CAPES) e foi presidente do Diretório Acadêmico. Mestrado em Economia na UFRJ (1996). Trabalhou na prefeitura de Belo Horizonte como assessor do Secretário de Fazenda (1994-95) e na Fundação de pesquisas IPEAD da FACE-UFMG (1995 a 2001). Presidente da Sociedade dos Economistas de Minas Gerais (1996). Professor substituto do Departamento de Economia da FACE-UFMG e professor e coordenador do curso de economia do Centro Universitário Newton Paiva (2012). Doutor em Ciências Política na UFMG (2010). Conselheiro do Conselho Regional de Economia de Minas Gerais – Corecon-MG (2005-07 e 2016/21), foi vice-presidente do conselho em 2017 e 2018 e um dos organizadores do 22º Congresso Brasileiro de Economia.

Palestra - CONJUNTURA MINEIRA

DIA: 16/11 às 15:30hrs

Palestra - CONJUNTURA ECONÔMICA BRASILEIRA

Helder Magno da Silva

Bacharel em Ciências Econômicas pela Universidade Gama Filho. Foi Conselheiro Federal da Confecon de 2009 a 2014 e Vice-Presidente da autarquia no ecercício de 2014. Trabalhou no setor privado de 1977 a 1990 na área de comércio internacional de indústrias do ramo têxtil, maquinaria pesada e química fina. Lecionou nas faculdade Veiga de Almeida e Gama Filho, sendo nesta última até 1992. Foi assessor do Sindicato dos Bancários do Estado do Rio de Janeiro, da Associação dos Funcionários do Banco de Desenvolvimento Econômico e Social (AFBNDES) e chefe de gabinete da ex-deputada federal Ana Júlia Carepa. Atualmente é secretário-executivo do Conselho Regional de Economia do Rio de Janeiro (Corecon-RJ), consultor em Planejamento Estratégico Situacional e diretor do Sindicato dos Economistas do Estado do Rio de Janeiro.

Mesa 4 - 4 anos do Rompimento da Barragem do Fundão e seus Impactos Socioeconômicos 

 Roberto Luís de Melo Monte-Mór

Graduação em Arquitetura (1970) e em Urbanismo (1971) pela Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG; mestre em Planejamento Urbano e Local (1980) pela UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro e Ph.D. em Planejamento Urbano (2004) pela UCLA - Universidade da California, Los Angeles. Professor do Departamento de Economia e no Cedeplar - Centro de Desenvolvimento e Planejamento Regional, Programa de Pós-Graduação em Economia da Face - Faculdade de Ciências Econômicas; foi também coordenador (1995-1999) e é professor-orientador no Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo do Núcleo de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo - NPGAU, da Escola de Arquitetura, ambas da UFMG. Leciona e pesquisa nas áreas de Economia Regional e Urbana, Planejamento Urbano e Regional, Teorias da Urbanização e do Planejamento, Economia Popular e Solidária, Espaço e Meio Ambiente, Urbanização e Cultura, e Alternativas de Desenvolvimento a partir da Dinâmica da Urbanização Extensiva, com ênfase principal na Amazônia e em Minas Gerais. Coordenou o Plano Metropolitano de Belo Horizonte (PDDI-RMBH, 2009-2011) e o projeto do Macrozoneamento Metropolitano da RMBH (2013-2015) e a revisão de onze Planos Diretores de Municípios Metropolitanos (2016-2018), além de outros projetos e desdobramentos do Planejamento Metropolitano de BH. Coordenou o Centro de Estudos Indianos da UFMG, entre 2013 e 2018.

Desenvolve pesquisas na Amazônia desde 1974 e hoje coordena um projeto que articula Amazonia, RMBH e outras experiências no Brasil, India e França na pesquisa “Das Economias Alternativas às alternativas à Economia”, junto ao Instituto de Estudos Avançados Transdisciplinares – IEAT, da UFMG. Desenvolve pesquisas e trabalhos de extensão no Território Indígena Xakriabá, em Minas Gerais, desde 2004, envolvendo alternativas econômicas e resgate e adaptação de tecnologias construtivas.

Palestra - PLANEJAMENTO 

ECONÔMICO E PATRIMÔNIO

DIA: 15/11 às 13hrs

Palestra - CONJUNTURA MINEIRA

DIA: 16/11 às 15:30hrs

Izabel Cristina de Lima

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Viçosa (1994), mestrado em Economia pela Universidade Federal de Minas Gerais (2005) e doutorado em Economia pela Universidade Federal de Minas Gerais (2012). Desde junho de 1998 é funcionária pública federal, como analista no Banco Central do Brasil. Vem trabalhando no Departamento de Economia (Depec), em Belo Horizonte – MG, nos últimos 15 anos, acompanhando e analisando variáveis regionais (Indústria, Agricultura, Balança Comercial e outras) da região Centro-Oeste e da economia mineira.

CONJUNTURA ECONÔMICA

BRASILEIRA

Palestra - 4 ANOS DO ROMPIMENTO

DA BARRAGEM DO FUNDÃO E SEUS IMPACTOS SOCIOECONÔMICOS

DIA: 14/11 às 15hrs

Carlos Magno de Souza Paiva

Graduado em Direito, mestre em Direito do Estado e Doutor em Direito Público. Em 2006 esteve como pesquisador visitante na School of Law da Tritiny College, em Dublin, Irlanda e em 2017 na Universidade de Rzeszow, Polônia. 

Advogado, Professor na Graduação em Direito da UFOP e Professor Permanente do Programa de Mestrado em Direito da UFOP.  Coordenador do Núcleo de Pesquisa em Direito do Patrimônio Cultural, vinculado ao Departamento de Direito da UFOP. 

Autor de diversos livros na área de Direito, entre os quais se destacam: "Direito e Proteção do Patrimônio Cultural Imóvel", pela Editora Fórum; "Autonomia e Eficácia do Direito do Patrimônio Cultural", pela Editora Juruá e "Manual para quem Vive em Casas Tombadas", pela Editora Legraphar. Em 2015 foi convidado pelo Ministro Herman Benjamin, para comentar os votos do Superior Tribunal de Justiça em matéria de Patrimônio Cultural, os comentários foram publicados na Revista do STJ. Em 2018 foi convidado pelo Governo do Estado do Ceará para compor a comissão de especialistas para a reforma da Lei Estadual de Incentivo à Cultura do Ceará.

Palestra - PLANEJAMENTO

ECONÔMICO E PATRIMÔNIO

DIA: 15/11 às 13hrs

Palestra - CONJUNTURA MINEIRA

DIA: 16/11 às 15:30hrs

Welligton Leonardo da Silva

Bacharel em Ciências Econômicas pela Universidade Gama Filho. Foi Conselheiro Federal da Confecon de 2009 a 2014 e Vice-Presidente da autarquia no ecercício de 2014. Trabalhou no setor privado de 1977 a 1990 na área de comércio internacional de indústrias do ramo têxtil, maquinaria pesada e química fina. Lecionou nas faculdade Veiga de Almeida e Gama Filho, sendo nesta última até 1992. Foi assessor do Sindicato dos Bancários do Estado do Rio de Janeiro, da Associação dos Funcionários do Banco de Desenvolvimento Econômico e Social (AFBNDES) e chefe de gabinete da ex-deputada federal Ana Júlia Carepa. Atualmente é secretário-executivo do Conselho Regional de Economia do Rio de Janeiro (Corecon-RJ), consultor em Planejamento Estratégico Situacional e diretor do Sindicato dos Economistas do Estado do Rio de Janeiro.

Palestra - CONJUNTURA ECONÔMICA BRASILEIRA

Palestra - CONJUNTURA ECONÔMICA BRASILEIRA

João Prates Romero

Bacharel em Ciências Econômicas pela Universidade Gama Filho. Foi Conselheiro Federal da Confecon de 2009 a 2014 e Vice-Presidente da autarquia no ecercício de 2014. Trabalhou no setor privado de 1977 a 1990 na área de comércio internacional de indústrias do ramo têxtil, maquinaria pesada e química fina. Lecionou nas faculdade Veiga de Almeida e Gama Filho, sendo nesta última até 1992. Foi assessor do Sindicato dos Bancários do Estado do Rio de Janeiro, da Associação dos Funcionários do Banco de Desenvolvimento Econômico e Social (AFBNDES) e chefe de gabinete da ex-deputada federal Ana Júlia Carepa. Atualmente é secretário-executivo do Conselho Regional de Economia do Rio de Janeiro (Corecon-RJ), consultor em Planejamento Estratégico Situacional e diretor do Sindicato dos Economistas do Estado do Rio de Janeiro.

Palestra - CONJUNTURA ECONÔMICA MINEIRA

DIA: 16/11 às 15:30hrs

WORKSHOPS E GRUPOS DE DISCUSSÃO 

Thiago de Sousa Barros

Doutor em Finanças pela Fundação Getulio Vargas (FGV-EAESP) e mestre em Contabilidade e Finanças pela Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, é Professor Adjunto do Departamento de Economia da Universidade Federal de Ouro Preto. Foi Visiting Scholar na Universiteit van Amsterdam (Amsterdam Business School), e Visiting Research Fellow na Freie Universität Berlin (Lateinamerika-Institut) e na Universidad del Desarrollo (Facultad de Economía Y Negócios - Santiago del Chile). Membro da American Finance Association, da Association Française de Finance e da African Finance and Economic Association; é autor dos livros "A Formação de Grupos Empresariais & o Goodwill no Brasil: Considerações Financeiras, Contábeis, Econômicas e Jurídicas acerca das Aquisições de Participações Sociai" e "Quiçá Existimos", além de ser co-autor de "Gestão de Estratégias: Uma Nova Abordagem de Planejamento" e "Finanças de Longo Prazo". Integrante do Comitê Editorial do Journal of Finance Research, exerce também a função de Revisor em diversos periódicos Nacionais e Internacionais de Administração, Economia e Finanças, entre eles: Journal of Financial Innovation; Revista Economía, Gestión y Desarrollo; Brazilian Review of Finance e Revista Brasileira de Economia.

WORKSHOP I

FINANÇAS E ESCOLHAS NO TEMPO:
QUAL O VALOR DO AMANHA?

DIA: 16/11 às 14h

Camila Braga

Graduada em História pela Universidade Federal de Ouro Preto e mestrado em História Social da Cultura pela PUC-Rio. Nos últimos anos, tem se dedicado a pesquisar os seguintes temas: teoria da história; formação do pensamento republicano no Brasil; contextualização, fundamentos e razões do golpe civil-militar de 1964 e ditadura e gênero. Fez parte da Comissão Nacional da Verdade, órgão em que atuou como pesquisadora. Atualmente, é professora e coordena projetos beneficentes na área da educação.

GRUPO DE DISCUSSÃO I

COMISSÃO DA VERDADE

DIA: 15/11 às 9:30

Victor Maia Senna Delgado

Professor Victor Maia Senna Delgado possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade de Brasília (2003), mestrado em Economia pela Universidade Federal de Minas Gerais (2007) e doutorado em demografia pela Universidade Federal de Minas Gerais (2013). Professor adjunto no Departamento de Ciências Econômicas (DEECO) da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) e professor participante do mestrado de Pós Graduação em Pesquisa Econômica Aplicada (PPEA) dessa mesma instituição. Atua principalmente nas áreas de métodos quantitativos e estatísticos aplicados à demografia da educação, economia da educação, medidas de eficiência por meio de fronteiras não paramétricas e Economia do Setor Público. Ganhador do prêmio de dissertações do BNDES em 2008 (2º Lugar) e do prêmio CAPES de Tese para teses na área de Planejamento Urbano e Demografia em 2014 (Menção Honrosa). O professor possui textos publicados na área de desigualdade educacional e eficiência econômica e é Integrante do Núcleo de Avaliação Educacional (NAVE) da UFOP.

Educação Superior no Brasil - Desafios e Perspectivas

MEDIADORES

WORKSHOP I

FINANÇAS E ESCOLHAS NO TEMPO:
QUAL O VALOR DO AMANHA?

DIA: 16/11 às 14hrs

Francisca Diana Ferreira Viana

Doutor em Finanças pela Fundação Getulio Vargas (FGV-EAESP) e mestre em Contabilidade e Finanças pela Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, é Professor Adjunto do Departamento de Economia da Universidade Federal de Ouro Preto. Foi Visiting Scholar na Universiteit van Amsterdam (Amsterdam Business School), e Visiting Research Fellow na Freie Universität Berlin (Lateinamerika-Institut) e na Universidad del Desarrollo (Facultad de Economía Y Negócios - Santiago del Chile). Membro da American Finance Association, da Association Française de Finance e da African Finance and Economic Association; é autor dos livros "A Formação de Grupos Empresariais & o Goodwill no Brasil: Considerações Financeiras, Contábeis, Econômicas e Jurídicas acerca das Aquisições de Participações Sociai" e "Quiçá Existimos", além de ser co-autor de "Gestão de Estratégias: Uma Nova Abordagem de Planejamento" e "Finanças de Longo Prazo". Integrante do Comitê Editorial do Journal of Finance Research, exerce também a função de Revisor em diversos periódicos Nacionais e Internacionais de Administração, Economia e Finanças, entre eles: Journal of Financial Innovation; Revista Economía, Gestión y Desarrollo; Brazilian Review of Finance e Revista Brasileira de Economia.

ECONOMIA REGIONAL E URBANA

4 ANOS DO ROMPIMENTO DA BARRAGEM DO FUNDÃO E SEUS IMPACTOS SOCIOECONÔMICOS

Paulo Roberto de Oliveira

Docente do Departamento de Ciências Econômicas da UFOP (Universidade Federal de Ouro Preto). Graduado e mestre em História pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Doutor em História Econômica pela Universidade de São Paulo e Pós-Doutor pelo Departamento de Economia da FEA / USP - São Paulo. Participante do Grupos de Pesquisa História Intelectual e Historiografia. Membro da Associação Brasileira de Pesquisadores em História Econômica. Desenvolve pesquisas em História Econômica do Brasil, principalmente no período da Primeira República brasileira.

WORKSHOP I

FINANÇAS E ESCOLHAS NO TEMPO:
QUAL O VALOR DO AMANHA?

DIA: 16/11 às 14hrs

Luiz Mateus da Silva Ferreira

Professor Adjunto do Departamento de Economia do Instituto de Ciências Sociais (ICSA) da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Doutor em História Econômica pela Universidade de São Paulo (USP), mestre e graduado em Economia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Tem experiência de pesquisa na área de História Econômica, com ênfase nos seguintes temas: formação econômica do Brasil e de Santa Catarina, escravidão, imigração e colonização, concentração fundiária, desigualdade na distribuição de renda e riqueza no século XIX.

PLANEJAMENTO ECONÔMICO E PATRIMÔNIO

WORKSHOP I

FINANÇAS E ESCOLHAS NO TEMPO:
QUAL O VALOR DO AMANHA?

DIA: 16/11 às 14hrs

Mirian Martins Ribeiro

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Minas Gerais, mestrado e doutorado em Demografia pela Universidade Federal de Minas Gerais (2016). Atualmente é professora adjunta da da Universidade Federal de Ouro Preto, Instituto de Ciências Sociais Aplicadas, Departamento de Ciências Econômicas, na área de Métodos Quantitativos

CENSO DEMOGRÁFICO

CONJUNTURA ECONÔMICA MINEIRA

José Artur dos Santos Ferreira

Docente do Departamento de Ciências Econômicas da UFOP (Universidade Federal de Ouro Preto). Graduado e mestre em História pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Doutor em História Econômica pela Universidade de São Paulo e Pós-Doutor pelo Departamento de Economia da FEA / USP - São Paulo. Participante do Grupos de Pesquisa História Intelectual e Historiografia. Membro da Associação Brasileira de Pesquisadores em História Econômica. Desenvolve pesquisas em História Econômica do Brasil, principalmente no período da Primeira República brasileira.